Nanda Lacerda: Desfiles SPFW Verão 2014

Desfiles SPFW Verão 2014


1° DIA 

Animale

Para a estação, a marca carioca olhou para Bali, de onde buscou inspiração para cores, estampas em batik e misturas de xadrezes e flores, além de motivos para os bordados em fios de lurex da coleção. 

Lindas as construções assimétricas das roupas, que apostam inclusive em recortes que revelam a pele em pontos estratégicos, tanto na alfaiataria quanto para vestidos mais vaporosos.

Nos materiais, sedas, linhos e malhas marcam presença ao lado do couro orgânico de aspecto metalizado. Já para as cores,  metalizados ao lado de oliva, preto, branco, turquesa e coral.
desfile-animale-spfw-verao2014
SPFW-verao-2014-desfile-animale
Animale-SPFW-Fashion-Week-Verao-2014
Fotos: Divulgação

Cori

A marca traz para o verão uma coleção inspirada em dois universos distintos: o esporte e o trabalho do artista plástico brasileiro Henrique Oliveira. Isso resultou numa alfaiataria descomplicada, trazendo recortes a fio, sem entretelas ou forros na passarela, inclusive em propostas de tailleurs de apelo jovial.

A sofisticação marca presença no trabalho de grafismo obtido em tear ou ainda em peças bordadas em paetês coloridos. Veios de madeira aparecem estampados digitalmente sobre saias, vestidos e casacos de apelo urbano e shapes retos. Nas cartela de cores, tons suaves de branco, off-white e manteiga ao lado de berinjela, verde e laranja.


1 Cori SPFW 2014 Sao Paulo Fashion Week Verao 2014 Cori – SPFW Primavera | Verão   2013 | 2014
2 Cori SPFW 2014 Sao Paulo Fashion Week Verao 2014 Cori – SPFW Primavera | Verão   2013 | 2014
3 Cori SPFW 2014 Sao Paulo Fashion Week Verao 2014 Cori – SPFW Primavera | Verão   2013 | 2014
4 Cori SPFW 2014 Sao Paulo Fashion Week Verao 2014 Cori – SPFW Primavera | Verão   2013 | 2014
5 Cori SPFW 2014 Sao Paulo Fashion Week Verao 2014 Cori – SPFW Primavera | Verão   2013 | 2014
Cori retorna à passarela do São Paulo Fahion Week com uma nova estilista, a paulista Taciana Menezes. 

Tufi Duek


A geometria cubista do mestre espanhol aparece em construções de recortes e fendas acentuadas da alfaiataria requintada, que se destaca em crepe, algodões e linho.
Já a sensualidade velada brilha em vestidos que trazem paetês bordados recobrindo tecidos opacos na parte da frente do corpo e na parte de trás, carregam volumes com recortes ou contam com fendas inesperadas, que também revelam bordados sobre tules. Nas cores, azul, rosa, preto e branco.
5-Tufi Duek-SPFW-Verao-2014-Sao Paulo Fashion Week - Verao - 2014




Cavalera 


Cavalera encerrou o primeiro dia de apresentações da edição verão 2014 do SPFW com um show de alegria, soul style e muitas boas surpresas na passarela. Inspirada no programa da televisão americano dos anos 1970 "Soul Train" - que contou com nomes como James Brown e Aretha Franklin em seu palco -, a marca transformou a passarela num programa onde os modelos viraram dançarinos, tendo como mestre de cerimônia o ator Toni Tornado, com muitos convidados ilustres.

1 Cavalera SPFW Verao 2014 Sao Paulo Fashion Week Verao 2014 Cavalera – SPFW Primavera | Verão – 2013 | 2014
2 Cavalera SPFW Verao 2014 Sao Paulo Fashion Week Verao 20141 Cavalera – SPFW Primavera | Verão – 2013 | 2014
3 Cavalera SPFW Verao 2014 Sao Paulo Fashion Week Verao 20141 Cavalera – SPFW Primavera | Verão – 2013 | 2014
4 Cavalera SPFW Verao 2014 Sao Paulo Fashion Week Verao 20141 Cavalera – SPFW Primavera | Verão – 2013 | 2014

Outra boa surpresa desta temporada, foi a assinatura de Marcelo Sommer para a coleção. O designer foi convidado por Alberto “Turco” Hiar para  desenvolver as roupas da estação. “Para mim, foi  muito legal o convite. Já trabalhei com a marca antes, é um segmento com o qual eu me identifico, enfim, estou no quintal de casa”, falou Sommer, minutos antes do desfile, sobre a parceria, que a princípio, é só para esta temporada.

E as roupas para o verão 2014? Estas são inspiradas na rua e na música, trazem muita cor, estampas de grafites, inclusive na alfaiataria. Esta, aliás, vem também em um divertido patchwork denim. Pantalonas, saias longas e macacões bem setentistas também aparecem para elas. Já para eles, além de uma camisetaria debochada, com estampas de insetos, a marca propôs também uma camisaria colorida, com misturas quentes de pink e vermelho.


2° DIA



Adriana Degreas

verão 2014 do beachwear de luxo de Adriana Degreas é inspirado no Rio de Janeiro, em sua riqueza visual e na influência francesa na arquitetura.


Interessada mais em vestir do que oferecer o banho de sol às suas clientes, a estilista elege a hot pant como peça-chave da estação, inovando e trazendo para a água o veludo com elastano.

O perfume retrô aparece não apenas como referência na linda beleza do desfile, como também na cartela de cores, que elege o rosa-claro como novo nude, ao lado do preto, vermelho e prata, além de se destacar em peças de lamê e vestidos com recortes e fendas sinuosas.





Acquastudio




Acquastudio, da designer Esther Bauman, debutou na passarela do SPFW embalada pelo clima dos balneários de luxo do sul da Europa, trazendo uma coleção repleta de sofisticados vestidos de festas, o que a marca chamou de “Navy Couture”. 


Entre peças longas e outras mais curtas (em off-white e marinho), todas com cinturas marcadas e em tecidos nobres, como organza, zibeline e seda, destaque para o lindo trabalho de plissados, mix de textura de rendas e bordados de pérolas presentes num único vestido.

Minutos antes do desfile, Esther comentou a estreia no evento. “Estou realizando um sonho. Sou paulista, minha marca é de São Paulo e acredito que desfilando no SPFW vamos ter uma visibilidade ainda maior. Hoje 70% dos meus clientes são da capital paulista e, a partir de hoje, espero mudar esta estatística. Já preparei meu ateliê para isto”, disse a designer.






Ronaldo Fraga





O mineiro Ronaldo Fraga, especialista em contar histórias brasileiras, olhou para o futebol do final do anos 30 e começo dos anos 60, para contar por meio de suas roupas a profissionalização do futebol de várzea: as camisas de seda e linho dos almofadinhas, as listras usadas pelos clubes para confundir os adversários, as polos soltas que cresciam e as bermudões soltos, que viraram vestidos.


Dos anos 50, os vestidos evasês, com a brincadeira dos shortinhos a mostra e os distintivos dos clubes bordados, e a bola? Esta apareceu com seus hexágonos bordados em linha, em cores vibrantes simulando flores. Ela também surgiu estampada e num lindo patchwork em couro sobre tule. A cartela de cores foi do marfim e preto dos uniformes ingleses até a tons mais tropicais, como verde e rosa.




Forum


A Forum vem em clima de romance em alto mar e sabe que a sua ‘musa’, que nesta temporada é personificada pela beleza de Fernanda Lima, quer se vestir com roupas lindas, em tecido nobres, que evocam um espírito de sofisticação.


Assim, as peças da estação são em algodão, renda, seda, ráfia, crepe de alfaiataria com aspecto de laise e outros materiais requintados com texturas, em shapes levemente amplos, tendo o vestido como peça-chave da temporada.

Linda a desconstrução da camisa do smoking que dá vida a vestidos, coletes e jaqueta com cavas tipo nadadores. Existe também algo de navy no ar, em vestes e vestidos onde a gola de marinheiro se desloca para a parte de trás do corpo, emoldurando decotes que revelam a pele.

Já a estamparia em geometria marca presença em cordas em nós, desenhos estilizados de barcos e xadrezes. Nas cores, laranja, vermelho, gelo e marinho.



Foi com um look cinquentinha - composto de vestido estampado acinturado com direito a lenço na cabeça - que Fernanda Lima abriu o desfile da Forum no SPFW Verão 2014. Na primeira fila, o marido Rodrigo Hilbert assistia à performance.


Nos  bastidores, Fernanda Lima diz que 'mataria' o marido Rodrigo Hilbert, se vazasse um sextape sua.



Fernanda Lima
Fernanda Lima abre desfile. Foto: Tricia Vieira


Fernanda Lima
Fernanda Lima na passarela da Forum. Foto: Tricia Vieira



Fernanda Lima
Fernanda Lima abre o desfile da Forum. Foto: Tricia Vieira




Ellus 

trilha da banda Led Zeppelin, com a música "Kashmir" anunciando o desfile, já dava o tom do que seria umadas inspirações  do verão 2014 da Ellus: a cultura indiana.  A marca mesclou a este universo uma linguagem das ruas, do motocross e criou uma coleção na qual a jaqueta perfecto brilha, ora sozinha em jeanswear puído recoberta de cristais, ora descontruída, apenas decorando o colo de vestidos em veludo de seda com decoração de cristais.


Linda a ideia de retrabalhar o sari na alfaiataria, em tecidos mais pesados, com casacos mais longos, em combinações com blusas ou tops mais ousados que levam franjas. Florais recobrem peças mais fluidas e o denim mais sofisticado vem com espécies de paetês espelhados. Bonita a ideia da camurça nos detalhes de golas e ombros, numa alfaiataria masculina que é mais próxima do corpo e se contrapõe a uma camisaria ampla.







3° DIA


 Água de Coco


A coleção de verão 2014 da Água de Coco por Liana Thomaz traz um beachwear que namora com a sofisticação e é dedicada ao mundo real, para a mulher que gosta de tomar sol sem perder a elegância.


A marca cearense busca inspiração em referências brasileiras, seja na arte dos irmãos Campana – representados nas peças por meio de recortes vazados ou estampas que remetem às tramas de palha -, seja na flora ou fauna nacional. A coleção também traz nossas frutas impressas digitalmente nos biquínis e pedras preciosas estampadas ou aplicadas.

Lindos os maiôs e biquínis com nervuras e recortes estratégicos, numa alusão às folhagens e as maxiestampas de tucanos e araras que recobrem tops tipo frente-única e peças como macacões em seda pura.

O casting também brilhou, levando para a passarela Carol Trentini exibindo sua microbarriga de grávida, a sumida Raica Oliveira, Marcelle Bittar resgatando o maiô asa-delta e Isabelli Fontana desfilando um maiô avaliado em R$ 12 mil, todo rebordado em pedras preciosas brasileiras, como citrinos e ametistas.



Neon 


Comemorando 10 anos de marca, a Neon, de Dudu Bertholini e Rita Comparato, apresentou uma coleção inspirada na Índia, repleta de cor, vibração e alegria. “Este desfile é uma celebração, reafirma a identidade da marca e mostra um trabalho artesanal, voltado para quem ama a vida e não tem medo de se expressar por meio da roupa”, disse o Bertholini minutos antes da apresentação.

Entre dualidade de formas, que vão de vestidos e calças justas a caftãs e pantalonas amplas, os designers retrabalharam o sári com estampas coloridas. Já a linha praia cresce e ganha recortes assimétricos, principalmente nos maiôs, em cores como preto, branco e amarelo. Nos tecidos, além das malhas e jérseis, seda, cetim, linho, crepe e shantung.



Triton

Os meninos da Triton voltam à passarela do SPFW com uma coleção assinada pelo designer Igor de Barros, que aposta em roupas de streetwear que namoram com uma alfaiataria descontruída e com recortes.

Já as meninas, bem mais sofisticadas, trazem peças com texturas que se constroem a partir da forma do triângulo, não apenas na alfaiataria, como também nos vestidos e vestes concebidos por rendas e transparências sobrepostas.

Para quebrar o ar sisudo, Karen Fuke, diretora criativa da grife, investiu em cores vibrantes e fluo e estampas em tie-dye de folhas de maconha. Elas recobrem conjuntos de blusas e calças, em sintonia com o tema abordado para a estação: a “Mystic Road”, representada pelas paisagens entre São Francisco a Las Vegas.

Por Henriete Mirrione 







4° DIA


Alexandre Herchcovitch


A coleção de verão 2014 do estilista Alexandre Herchcovitch traz uma sofisticada alfaiataria estruturada, que namora ainda mais com o universo masculino, apostando na combinação de tecidos opacos e brilhantes ou de materiais pesados com outros mais fluidos.

As roupas, todas em preto, branco, off-white e pontuadas pela presença vibrante do roxo, valorizam as cinturas, modelando discretamente as formas do corpo, numa forte referência à feminilidade da mulher dos anos 20 ou 30. Aliás, a beleza do desfile homenageia a arquiteta Eileen Grey,  irlandesa que nos anos 1920 se ligou ao grupo De Stijil, movimento artístico que pregava formas limpas, em contraposição à Art Nouveau da virada do século.

Para os tecidos, Herchcovith investiu nas sedas, cetim, crepes pesados, algodão e couro. Já nos motivos das peças, listras formadas por meio da própria construção das roupas e estampas de zebras, além de bordados de cristais.






Amapô

Sereias, marinheiros e piratas são os personagens do verão 2014 da Amapô. Para as meninas, as  designers Carolina Gold e Pitty Taliani desconstruíram o rabo da sereia criando saias e vestidos. Já para os meninos, uma silhueta oversized em camadas, resultando em um alfaiataria listrada que retrabalha proporções.

O tie-dye se destaca ao lado de estampas divertidas, como o fundo do mar estilizado, bem dentro do DNA da marca. Entre os tecidos, sarjas peroladas, seda devorê, malhas e denim.

Juliana Jabour


A designer Juliana  Jabour olhou para os anos 1990 para criar uma coleção de formas mais limpas, que mescla um toque de sofisticação ao universo esportivo, sempre voltada para uma jovem mulher.


Assim, os casacos e calças de pegada esporte, com bainhas elásticas, ganham tecidos nobres como a seda e bordados preciosos de vidrilhos, pérolas e paetês.

Já as peças mais despojadas, como casacos, calças, blusas e vestidos aparecem num lindo denim delavé perfurado ou estampadas num vibrante tie-dye rosa e vermelho.






Osklen


As festas, a praia, a proposta da roupa de noite para o dia e o despojamento e a alegria do Rio de Janeiro inspiraram Oskar Metsavaht, da Osklen, para criar um verão regido pela beleza das pedras preciosas, no qual brilha um sportwear de luxo.
Desfile Osklen no São Paulo Fashion Week Verão 2014
Os shapes arquitetônicos das roupas foram pensados e concebidos a partir da geometria das pedras, assim como as cores e as estampas da coleção. Lindo o desenho intitulado de "joia tropical", no qual pedras foram fotografadas e aplicadas digitalmente sobre o tecido, criando imagem de frutas, como abacaxis, com aplicações de cristais em tom furta-cor.

Nos materiais linho, organza, algodão, seda, plástico, palha e moletom. Nas cores, tons de pedras como rubi, safira, esmeralda, ágata, além de preto, branco, areia, coral e dourado.



Colcci 

Fechando a penúltima noite de desfiles do SPFW a Colcci trouxe para a passarela um time de peso para abrilhantar a coleção de verão 2014: a top Izabel Goulart, a modelo americana Erin Heatherton e o ator americano Paul Walter, que encantou a todos com sua simpatia.


Nas roupas, a marca trouxe uma contemporânea combinação de motivos, especialmente na alfaiataria masculina, inspirados em imagens geométricas islâmicas. Lindas as peças femininas como vestidos, casacos e pantalonas amplas em tecidos maquinetados em cores como azul ou branco.

Bonita também a proposta do couro, ora trabalhado em formas com mangas volumosas e em verde ou amarelo vibrante, ora com detalhe de tressês vazados.



5° DIA


Uma por Raquel Davidowicz 


verão 2014 da Uma, assinado pela estilista Raquel Davidowicz, é inspirado na obra da artista plástica Lygia Clark, e é repleto de formas retas, de apelo minimalista.

O ponto forte da coleção está nos detalhes das sobreposições de calças com sobressaias e tops e na própria construção de algumas peças, que ora trazem combinações de materiais como seda com neoprene, ora contam com recortes a laser.


Bonita a estampa inspirada na obra "Bichos" de Lygia, além da cartela de cores em preto, branco, roxo, verde-água, cinza e amarelo, valorizando os looks monocromáticos.




Têca

Porcelanas chinesas e azulejos portugueses permeiam o verão 2014 da designer Helô Rocha, responsável pelo estilo da marca Têca. Os shapes vão de vestidos longos e esvoaçantes até os mais acinturados e curtos, passando por uma alfaiataria mais reta, curta e ajustada ao corpo.

Recobrindo as peças, um bonito trabalho de estamparia remetendo à porcelana (em tons de azul e também em preto) e também bordados de  flores e arabescos em richelieu e linha, desenvolvidos por artesãos de Caicó, cidade do interior do Rio Grande do Norte.

Nos tecidos, crepe, seda, georgete e  algodões levíssimos. Nas cores, preto, branco e azuis. Bonitos os acessórios em metal dourado, que marcam presença nas roupas em alças de correntes, os cintos com detalhes trazendo recortes de azulejos e anéis para mãos com cristais.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente! exponha sua opinião, fique a vontade. O blog é feito por você.

Random Posts

Games

Posts Recentes